domingo, 11 de novembro de 2007

NOVO FORMATO DE CATAVENTO PODERÁ IMPULSIONAR GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA




Mais uma inovação tecnologica.

NOVO FORMATO DE CATAVENTO PODERÁ IMPULSIONAR GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
A energia eólica é uma das grandes promessas em termos de fontes alternativas de energia. Gerar eletricidade a partir do vento não polui, não depende da extração de petróleo e não inunda grandes extensões de terra. Mas o elevado custo da geração de energia elétrica a partir do vento ainda continua a ser um desafio a ser vencido.
Agora, o "lado verde" tem mais um aliado nessa guerra. Engenheiros dos Laboratórios Sandia, Estados Unidos, construíram o primeiro protótipo em escala industrial de uma nova turbina de vento capaz de operar em situações de ventos muito fracos. Na foto, o protótipo aparece em um teste de resistência mecânica, suportando o peso de vários tambores de 200 litros.
A nova turbina de vento possui uma pequena curvatura em suas pontas, um detalhe que a torna capaz de gerar energia sob a ação de ventos de apenas 5,8 metros por segundo. Os pesquisadores calculam que esse avanço poderá aumentar em 20 vezes a área disponível para a instalação de fazendas de vento.Além da curvatura nas extremidades, a nova turbina de vento é quase três metros mais longa do que as atuais, chegando a 27,1 metros. Ela é construída com fibra de vidro e resina epóxi.
"Esse design permite que a lâmina gire mais do que nos designs tradicionais, eliminando alguns dos efeitos dos ventos turbulentos de tempestades sobre a vida útil da turbina," diz o engenheiro Tom Ashwill. "Isto então nos permitiu crescer o comprimento da lâmina para o mesmo rotor, oferecendo um aumento na captura de energia de 5 a 10 por cento, e ainda mantendo a mesma vida útil esperada".


Fonte: Inovação Tecnológica, e-Boletim - Ano 7 - 01 de Março de 2007.

http://www.nit.ufba.br/Jornal_de_PI/edicao17/noticia.htm








Nenhum comentário: